terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vivencie a Felicidade

Outro dia estava pensando sobre a felicidade. O que é a felicidade pra você?

Seria a felicidade uma somatória de condições? É um estado de espírito?

É possível ser feliz neste mundo? Nesta existência? Nesta encarnação? Neste plano material?

São muitas as perguntas e eu não acho que exista apenas uma resposta. A felicidade pode ser idealizada de formas diferentes. De acordo com os conceitos, desejos, sentimentos vivenciados por uma pessoa. O que te faz feliz não necessariamente me fará.

Felicidade para mim está relacionada muito mais com o estado de espírito da pessoa do que com fatores externos.

Eu percebo que estou feliz quando o sentimento, a sensação causada pelo estado de felicidade, toma conta da minha existência. Ás vezes dura uma fração de segundos. É como um arrepio que percorre o corpo.

Chego a pensar que quando alcançamos esta sensação, uma série de transformações e reações químicas ocorre dentro de nós.

Então tento capturar aquele momento, entender o que me causa essa sensação. Tento estender este “sentir”.

Como se eu estivesse naquele momento recebendo uma “carga” de felicidade, tento imaginar que posso receber, armazenar e expandir esta sensação. Posso redistribuir, compartilhar e ao mesmo tempo me alimentar deste momento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estes momento normalmente não são causados por uma compra, uma aquisição material, um bem de poder. Geralmente tenho estas sensações quando caminho em um parque; quando estou viajando sozinho e me sinto descobrindo o mundo; quando percebo que venci uma determinada etapa da vida; quando faço uma oração ou até mesmo quando visualizo um nascer ou por do sol.

Estas causas da minha felicidade são tão fáceis de se obter. Então por que nem sempre estamos felizes? Simples, porque nem sempre estamos em sintonia com essa energia. Nem sempre estamos abertos a receber e perceber estes pequenos momentos. Vivemos correndo, preocupados, cismados, emburrados pelo dia a dia e nos fechamos para toda essa alegria.

É preciso valorizar cada pequeno momento. É preciso enxergar cada pequeno milagre.

Aposto que você também sente esta felicidade percorrendo seu corpo. Segure-se a ela. Vivencie este momento. Perceba um momento desses no seu dia e me diga se não considerará que este foi um dia feliz! Faça isso todos os dias e me diga se esta não foi uma semana mais feliz.

É fácil? Não, claro que não. É preciso vontade, persistência, romper o casulo, sair da redoma... Mas somos capazes. Podemos vencer! Façamos um exercício. Tenha disciplina. Preste atenção em você.

Não viemos a este mundo para caminhar por aí como mortos vivos. Qual a graça de uma existência automatizada?!

Cada um de nós é um ser único. Viva de forma única. Saia da mesmice, da rotina, do senso comum. Esqueça os que te disseram sobre fórmulas e moldes para felicidade. Busque a sua receita. Veja o que lhe agrada. Realize seus sonhos!

Jean Michel Torres.


“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vai ser alguém...”

Renato Russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!