quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aprendendo com a Vida

Me desculpem se meus textos tem se tornado um tanto quanto “religiosos”. Sou um cara de fé. Acredito em Deus mas não necessariamente da forma como nos foi ensinado. Apenas sei que existe algo além da minha compreensão e que é puro amor.



Tenho estudado o Espiritismo Kardecista e tenho aprendido tanto, que fica impossível não passar isso aqui no blog, que afinal é o espaço onde traduzo em palavras minhas inquietações e meus pensamentos. Mas juro que tento deixar tudo de forma menos “mística” e mais natural, pois penso que a fé não precisa de provas para que se sinta mas ainda assim é passível de questionamentos. Tento alinhar fé e conhecimento. Experiências de vida com aprendizados espirituais.



Apesar de ter conhecimento espírita há muitos anos, só agora resolvi me dedicar a conhecer a doutrina a fundo. Estou fazendo o introdutório, que serve para pincelar os principais assuntos que serão abordados nos cinco anos de ensino da doutrina. É uma forma de peneirar aqueles que realmente querem aprender a respeito, evitando assim desistências no primeiro ano.



Você já parou para pensar como teria sido sua vida se você tivesse tomado suas decisões lá atrás com a maturidade que possui hoje? Eu já cheguei a passar uma noite quase toda em claro, voltando em minha mente para situações as quais eu passei e me marcaram de certa forma. Pensava em cada uma delas observando e me questionando qual seria minha atitude naquele momento com o conhecimento, experiência e maturidade que tenho hoje.



Impossível não sentir aquela pontinha de arrependimento por certas decisões. Mas não me permito sentir mais do que essa pontinha, pois hoje sei que cada um dos meus “erros” também me ensinaram muito.



Quando criança sua mãe lhe dizia para não colocar os dedinhos na tomada pois dá choque. Mesmo assim a maioria de nós só aprendeu a lição quando colocou os dedos lá e sentiu o tal do choque. Somos assim, aprendemos muitas coisas vivenciando as experiências, sem dar ouvidos aos conselhos daqueles que nos amam e se preocupam com a gente.



Ficamos jovens e invencíveis! Ninguém nos segura e conselhos são opiniões caretas de uma geração passada. Eu sei o que é melhor pra mim e tomo minhas próprias decisões. Eu sei o que é certo e errado e acho que tudo que me dá prazer é ilegal, imoral ou engorda. Quero viver o agora! Acelera! Yeahhhh...



Chega um determinado momento em que a gente começa a colocar os pés no freio. Olha para os lados antes de atravessar a rua. Lembra de quando quebrou a cara por não ouvir aquele conselho que te deram.
Chega uma hora em que o pai e mãe, antes símbolos da repressão, se tornam seus amigos, pessoas que você começa a ter medo de um dia perder e começa a passar mais tempo com eles.



A vida já não precisa ser acelerada, pois você percebe que ela escorre por entre os dedos enquanto você pisa no acelerador. Começa a ficar mais gostoso passar por tudo lentamente, apreciando cada pequeno detalhe. Fica claro sua impotência diante do futuro. Você pode chegar aos cem anos como pode morrer amanhã. Hoje pode ser sua última chance de sentir a areia nos pés, a brisa do mar no rosto, o gosto do beijo apaixonado, o abraço dos pais, o sorriso dos amigos.



É então que cada uma dessas coisas começa a ter um valor diferente. Se tornam pedras preciosas. São vividas intensamente pelo coração e pausadamente pela mente. Já parou pra imaginar como seria bom sentir aquela paixão de um beijo de forma mais intensa e prolongada? Experimente viver sua vida dessa forma. Imortalize os pequenos momentos, intensifique as pequenas alegrias.



Para mim são essas pequenas percepções que me mostram o que é viver mais próximo de Deus. Muito mais do que rezas, novenas ou promessas. É sentir a vida em sua plenitude. É amar cada pequena parte do todo. É um estado de espírito. E se é um estado de espírito, significa que é de dentro pra fora e não o contrário como muitos acreditam. É perceber que Deus está dentro de você e é parte de você assim como você é parte desse todo.



Aprendi que nada é imutável e muito menos para sempre. Hoje eu só quero que a vida seja longa o suficiente para que eu possa amar, sentir, experimentar e vivenciar tudo o que me for permitido. É assim que eu me sinto no momento e é isso que eu penso hoje. Amanhã pode ser que eu mude de idéia ou simplesmente sinta diferente. Mas amanhã é um outro dia.

Jean Michel Torres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!