quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Livre Arbítrio

O assunto aqui é “liberdade”, que é diferente de “libertinagem”. Até onde o Estado deve e pode interferir no nosso direito de escolhas? Muitas leis e decisões do Estado são baseadas em conceitos morais estipulados pela Igreja desde a origem dos tempos. Mas o Estado não deveria ser Laico? Não deveria tomar decisões baseado apenas no bem estar daqueles que representa?

O aborto, por exemplo. Eu particularmente sou contra a realização do aborto. Mas não sou contra a legalização do mesmo. Por que a proibição do aborto não muda o fato de que quem decide ou opta por fazê-lo vai conseguir. Existem milhares de clínicas pelo país que fazem aborto. Conheço amigas e familiares que já o fizeram. Esta foi a escolha delas e eu não estou aqui para condená-las. O que eu entendo, é que a mulher deveria ter o direito de tomar decisões sobre o próprio corpo, e que o Estado deveria lhe proporcionar as condições necessárias para que a sua decisão fosse respeitada e acompanhada por médicos em clínicas preparadas. Para que este procedimento seja realizado com segurança para ela. E que houvesse até mesmo um acompanhamento psicológico antes e depois. Para que ela tivesse a sua decisão tomada com a certeza de que é realmente isso que ela quer ou precisa naquele momento. O que deveria vir em primeiro lugar? A saúde da mulher brasileira ou o que a Igreja pensa a respeito disso? A Igreja vai cuidar dessa criança? Vai alimentá-la? Educá-la? Vai proporcionar um futuro a ela? Não. Então não tome decisões por estas mulheres e suas vidas.

Drogas, outro exemplo. Por que o álcool é permitido se ele causa mortes por vício, por brigas, direção irresponsável e outros? Por que o cigarro de nicotina é liberado e vendido a qualquer um em qualquer lugar? Por que a maconha é proibida? Por que o Estado decide o que eu posso ou não ingerir? Entendam que eu não estou fazendo apologia a nenhum tipo de droga, mas quero que você entenda que tudo está da forma que está porque alguém está ganhando com isso! Ganhando com mercado ilegal de drogas. O tráfico existes devido ao Estado interferir no direito de cada um de fazer o que quer consigo mesmo para certas drogas sim e outras não, visto que cigarro e álcool são drogas legalizadas.

É fato que em países onde as drogas são descriminalizadas, não existe aumento do uso delas. Por que a verdade é que usa quem quer, não importando se é proibido ou não. Nestes países existe uma melhor educação, uma melhor campanha de prevenção, leis mais rígidas com relação a crimes que possam ser cometidos envolvendo as drogas. O Estado se preocupa menos em faturar com o tráfico e mais em proporcionar ao cidadão que ele representa, e que paga seus impostos, leis e condições de uma vida onde o livre arbítrio é respeitado.

Estamos nos aproximando de mais uma eleição. Estamos novamente escolhendo aqueles que nos representam. Para muitas pessoas votar é apenas uma chatice. Afinal “todos os políticos são iguais”. Será? Um político nada mais é do que alguém exatamente igual a mim e a você. Mas que optou por ingressar na carreira política. Muitos o fazem por ideais, outros por ganância e sede de poder e dinheiro. Mas não podemos generalizar! Tem muita gente legal por aí.

Me incomoda a indiferença dos meus compatriotas com relação a este assunto. Não penso que a pessoa deva gostar de política. É um dever como cidadão estar informado e participar! Não acho que o voto deveria ser obrigatório, pois prefiro que vote aquele que o faz por gosto, por escolha, por interesse em participar. Mas gostaria que a maioria o fizesse por acreditar. Acreditar que pode mudar o mundo, que pode mudar o país, seu estado, sua cidade e seu bairro.

Outra coisa que me chateia é aquele pensamento: Não vou votar na Marina Silva porque ela não tem chance de ir para o segundo turno!

Isso não é uma aposta onde você tem que acertar o nome que pode ganhar! É uma eleição, uma chance de dizer quem você acha que melhor pode te representar. Não me importa se ela pode ou não vencer esta eleição. Me importa mostrar através dos números o meu apoio, a minha escolha, os meu pensamentos. E essa mulher é tão admirável que não posso deixar de apoiá-la apenas porque as pesquisas não mostram que ela possa vencer. Eu quero mostrar a ela que as escolhas que ela faz em nome do país estão sendo acompanhadas por mim. Que eu acredito nela e que vale a pena continuar lutando por um Brasil mais justo, mais ecologicamente correto. Que o Brasil pode ser tornar a grande potência do futuro próximo, pois saiu na frente no assunto de maior preocupação da atualidade que é o desafio de como prosperar com sustentabilidade!

Marina Silva é minha escolha no presente. Escolha que só existe quando o Livre Arbítrio é respeitado!!

Pense nisso antes de dizer que não se importa!

Jean Michel Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!