quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Instintos

O que nos difere do restante dos animais?



Alguns dirão que somos a única espécie capaz de pensar, de se comunicar, etc. Mas isso não é verdade. Existem diversas formas de comunicar-se e os animais como os Macacos também se comunicam e possuem até mesmo um vasto “alfabeto” de gestos. Logo também concluo que eles pensam.

Em minha opinião, o que mais nos difere dos outros animais é a questão do Instinto. Todos temos instintos. Para o sexo, para alimentação, para sobrevivência. A diferença é que o Homem tem o poder de análise, de ponderação, de questionamento antes de usar seus instintos.

Se eu souber que um ser humano foi morto por um leão por exemplo, vou achar muito triste, mas não vou achar o leão um assassino frio e cruel. Ele é um animal cujos instintos falam mais alto do que o poder de pensar. Já o ser humano tem essa característica de poder analisar os fatos antes de tomar uma atitude. Ele pode enxergar outras saídas. E normalmente quando o instinto fala mais alto ele se torna mais rudimentar, mais insano, menos desenvolvido moralmente.

Acredito que o desenvolvimento moral é uma das nossas principais missões existenciais. É para isso que estamos aqui. Nosso objetivo é evoluir. É se distanciar do primitivo moral e se aproximar do “divino”. A caridade, o perdão, o conhecimento são armas eficazes nessa batalha entre a evolução pessoal e a estagnação. Para muitos essas mudanças chegam a ser uma Revolução Interna.

Estou cada vez mais certo que a moderação é fator essencial para essa conquista. Todo excesso é uma forma de atraso. Os excessos do sexo, da comida, da vaidade, do orgulho, do material. Tudo isso nos prende e nos amarra. Atrasa nosso crescimento e nossa evolução.
Controlar os instintos nos humaniza. Edifica a moral e suaviza a existência. É trabalhoso? sim, com certeza é mais fácil se entregar ao instinto, às vontades e desejos. Mas lembremos que toda atitude gera consequências. Toda ação gera uma reação.

Seja responsável por suas atitudes.
Seja ponderado.
Seja consciente.
Seja leve.
Seja HUMANO!

Jean Michel Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!