quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Arrependimento?

Existe um ditado que diz: “Se arrependimento matasse eu estaria morto.”

Às vezes me sinto assim. Mas por quê? Por que esse sentimento me domina?

Se arrependimento ajudasse a não repetir o que o causou ainda valeria de algo. Mas se não impede que os ciclos se repitam, então qual a função? Não seria o mesmo que “chorar o leite derramado”?

Tenho aprendido duas coisas importantes. Primeiro que sentimentos ligados ao passado e ao futuro nos impedem de viver o presente. Pois o passado já aconteceu e o futuro é ilusão. É a linha do horizonte que se vê adiante sem nunca ser alcançada. Segundo é que esse sentimento também não veio por acaso. Se essa sensação, este sentimento, veio à tona, é porque algo está acontecendo. Alguma atitude ou ato meu está divergindo daquilo que internamente classifico como certo ou correto.

É aí que mora o perigo. Pois as concepções de certo ou errado dependem muitas vezes das informações que recebemos desde o nascimento e que vão criando nosso universo interno. Muitas vezes nos proporcionamos abrir a mente e descobrir que isso pode ser diferente. Que nem sempre isso ou aquilo é errado ou certo. O importante é saber quais são as conseqüências dos nossos atos. Aonde eles podem nos levar e a quem eles podem afetar.

É nesse momento que deixamos de entender nossos atos errôneos como “pecados” a serem julgados e condenados e enxergamos nossa responsabilidade por estes atos. Mas não pense que isto torna o julgo mais leve. Ledo engano. Pois às vezes cometemos nossos deslizes e pensamos apenas: “Que Deus me perdoe”. Mas quando a responsabilidade assume lugar do “Ser Divino” não existe perdão, assim como não existe pecado. É você enxergando seus erros e tomando consciência das conseqüências.

Isso não te muda do dia pra noite, não te transforma em uma criatura onisciente. Mas garanto que te coloca no leme do navio, te ajuda a se livrar das culpas e ansiedades, pois você não está mais perdido no oceano. Você sabe exatamente de onde veio e para onde este caminho vai te levar. Mais seguro enquanto navegador, tenho certeza de que a viagem será muito mais rica e proveitosa.

Boa viagem meu amigo!

Jean Michel Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!