sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Comece por você

"Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto."

Dalai Lama.

Linda citação de Dalai Lama. Nada mais verdadeiro. Se queremos transformar o mundo, precisamos ter o foco inicial em nós mesmos. Mude a sua vida, seja exemplo para os que te cercam. É contagiante.
 
Você já viu uma árvore podre dar bons frutos? E uma árvore boa dar frutos podres? Claro que não. Os frutos virão de acordo com a árvore. Fortaleça a sua vida, procure suas raízes, erga seu tronco, abra seus galhos em direção a luz, mostre a ela suas folhas e capture a energia do astro rei. Floreça, embeleze o mundo ao seu redor e quando for a hora certa, irá colher os mais suculentos frutos.
 
A natureza se repte tantas vezes em nós mesmos e nem nos damos conta. Nos afastamos tanto da criação que nos sentimos a parte de tudo isso. Mas não somos. Estamos abusando de nós mesmos, nos colocando à beira da extinção e não tomamos nenhuma atitude.

Por que será que o homem se afastou tanto de suas origens? Por que será que ao invés de se carregar da energia vinda do sol, de uma bela paisagem, de colocar o pé na terra, na areia, de mergulhar nas águas do mar, de um rio, de se refrescar na queda de uma cachoeira o homem busca a energia do dinheiro, do poder, de subjugar?

Por que ao invés de unir forças para transformar o mundo em um lugar único, para todos, continuamos a dividir, subtrair, eliminar e ameaçar?

Não consigo entender porque se perde tempo e dinheiro construindo máquinas de guerra e armas ao invés de gastar recursos para alimentar as bocas famintas. Por que perdemos tempo descobrindo armas biológicas ao invés de encontrarmos a cura para tantos males que existem pelo mundo.

Como pode ser mais importante chegar a lua, marte ou qualquer outro orbe, enquanto nossos irmãos precisam fugir de seus países carregando seus familiares famintos para se alojarem em campos de refugiados?

Eu quero muito que o mundo seja diferente. Mas diferente da maioria eu não apenas quero. Eu busco condições de me transformar para poder transformar o mundo ao meu redor. Eu começo com pequenas atitudes que se perderam no tempo como a gentileza, a educação, o respeito pelo meu semelhante.

Sei que ainda é pouco e para isso estou me cercando das ferramentas que encontro, como cursos e palestras sobre voluntariado.

Não vou ficar listando as atividades das quais participo pois acredito que a caridade verdadeira não deve vir acompanhada de sua exibição, pois se torna ferramenta do orgulho e da vaidade. A caridade deve ser um trabalho seu, silencioso para não humilhar nem expor a quem estamos ajudando. Com exceção é claro de trabalhos de divulgação para uma determinada causa.

Mas essa é a minha história, que tento escrever de forma mais bonita e da qual eu possa um dia olhar pra trás e não ver que apenas passei por este mundo, mas que sim eu dei minha contribuição para a construção de um lugar melhor para mim e para todos. E você? Qual a história que será escrita por você?

Vamos escrever juntos?

Jean Michel Torres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!