quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Amor Sublime Amor

Quem nunca se sentiu apaixonado? É um sentimento avassalador não é mesmo? Toma conta da gente, é mais forte que a gente. A paixão nos faz ter atitudes e pensamentos que não teríamos em um momento mais tranqüilo. Muitas vezes a paixão vem acompanhada do ciúme. Temos um medo de perder aquela pessoa para alguém. É como se alguém pudesse nos tirar o ar que respiramos. É um aperto no peito, o estômago parece ter borboletas lá dentro. O sangue ferve.

O amor é mais sublime, é um sentimento mais calmo, mais sereno. O amor é livre do ciúme. Mas quem ama não vive a paixão? O amor é menos tórrido, é só calmaria? Não seria sem graça? Não, não é bem assim.

O amor é o equilíbrio. É uma conquista pessoal relacionada ao outro. Amar é quase como vivenciar o fogo da paixão misturado com uma brisa refrescante. Não queima mas tem calor. Não é frio mas refresca. É um estado de espírito a se conquistar.

Quando o amor supera a paixão e o ciúme, toda a energia do relacionamento se torna apenas amor. É a mesma energia que impulsiona a paixão e o ciúme redirecionada para o amor. Tornando o amor ainda maior e verdadeiro. Mais seguro e pleno.

Mas não pense que é simples e que um dia se alcançando esse sentimento, ele estará lá intacto e para sempre. É preciso ficar alerta. É preciso manter esse equilíbrio. Estamos acostumados aos padrões antigos. É muito fácil vacilar e voltar o desequilíbrio e desarmonia.

Ao mesmo tempo há de se comemorar essa conquista, pois chegar até onde se chegou também não foi fácil. É algo tão bonito e tão rico de se vivenciar. É além do que pensamos que poderia existir. É além do que achamos e sabemos que somos capazes. Somo capazes de muito mais, de sentimentos mais sublimes e verdadeiros. Estamos apenas despertando para isso.

Mas toda conquista é um tesouro que deve ser mantido em local seguro. É necessário estar alerta para não perder esta conquista. Osho diz que “Quando você não tem nada a perder você pode estar inconsciente, você pode cair no sono, não há problema algum. Mas quando você tem algo a perder — e isto é algo precioso — esteja mais alerta, esteja mais consciente.”

Você descobriu um tesouro e deve guardá-lo com você.

Esse texto é uma interpretação dos ensinamentos de Osho*.

Jean Michel Torres.

*Osho é um dos mestres espirituais mais provocativos do século XX. Desde os anos 70, ele chamou a atenção de todos que se interessavam por meditação e técnicas de autoconhecimento. Mesmo depois de sua morte, em 1990, seus ensinamentos continuam se difundindo pelo mundo, influenciando buscadores de todas as idades e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão analisados antes de serem publicados. Acredito na liberdade de opinião e no respeito ao outro. Obrigado por participar!